domingo, 20 de maio de 2007

Psicologia pra quê?


Gostaria de entender o motivo pelo qual decidi que quero fazer faculdade de Psicologia. Desde a época do magistério enfiei a idéia na cabeça como uma obcessão. Desde então, quando comento sobre esse meu desejo, as pessoas têm pelo menos um comentário pronto pra fazer: "todo mundo que faz psicologia, no fundo quer mesmo é se auto-analisar." Ou então esse: "todo psicólogo é maluco, sabia?"

Maluca pode ser até que eu já esteja, mas ainda não me dei conta, e isso já pode ser um indício concreto da minha loucura, já que maluco não se dá conta de muita coisa mesmo. Outro forte sinal da minha suposta insanidade é o fato de ter escolhido o magistério como profissão - ninguém em sã consciência escolhe ser professor do jeito que a educação está hoje no Brasil.

Mas o que me intriga é as pessoas dizerem que quero ser psicóloga para me auto-analisar. Quero descobrir quem eu sou, será? Mas acho que se fosse isso, eu escolheria fazer Filosofia, porque questões existenciais estão mais pra essa área mesmo. Quero aprender como funciona a mente humana pra poder entender como funciona a minha? Cara, acredito que mesmo que eu engolisse a obra completa de Freud e de Lacan eu conseguiria entender o que se passa em minha mente.

Já entender o que se passa na cabeça do outro pode ser até mais fácil devido a um princípio presente em quase todas as ciências, especialmente as empíricas: o distanciamento, ou seja, o observador-pesquisador-cientista distancia-se do objeto para poder analisá-lo de maneira racional. É aquela velha história: quem tá de fora consegue enxergar coisas que quem está dentro do caldeirão, vivendo o calor do momento e do sentimento, não consegue. Essa é a razão pela qual até os psicólogos também têm os seus terapeutas, porque os coitados são filhos de Deus também.

Logo, não dá pra dizer que eu quero fazer Psicologia para me auto-analisar. Então, porque quero fazer psicologia?

Ué, porque talvez sendo psicóloga eu consiga lidar com um "atrapalhado" de cada vez, e não com tantos de uma vez, como lido todos os dias nas salas de aula nas quais trabalho!

Ué, talvez porque eu queira finalmente me realizar como profissional, coisa que eu não consigo como professora!

Ué, porque sim, Zequinha!




Nenhum comentário: