sábado, 29 de março de 2008

Sonhar é preciso



Da Aurora Até o Luar
Arnaldo Antunes
Composição: Arnaldo Antunes / Dadi Carvalho


Quando você for dormir
Não se esqueça de lembrar
Tudo que aconteceu
Da aurora até o luar


Olho de janela
Nuvem de algodão
Pele de flanela
Sopa de vulcão


Borda de caneca
Bola de papel
Ferro na boneca
Lágrima de mel


Toda noite lembra o que aconteceu de dia
Sonha para o sono vir

Quando você for dormir
Quando você se deitar
Deixa o pensamento ir
Sem ter nunca que voltar


Música vermelha
Pássaro de flor
Chuva sobre a telha
Beijo de vapor


Riso no escuro
Lua de beber
Voz detrás do muro
Medo de morrer


Toda noite cria o que acontecerá de dia
Para o novo dia vir


A letra dessa música fala sobre uma coisa que parece que as pessoas andam esquecendo de fazer ultimamente: sonhar. Sonhar acordado. Pior, são justamente os mais jovens os que mais estão sofrendo do mal da falta de sonhar.

Sei que o pior defeito que um professor pode ter é ser pessimista, mas quando entro na minhas salas de oitava série, a impressão que eu tenho é que nós estamos formando seres alienados e apáticos, que mais tarde serão adultos ignorantes e imaturos. Se perguntamos o que sonham ser quando crescerem, respondem sacudindo os ombros e fazendo cara de "sei lá", ou fazem como dois dos meus alunos já disseram pra mim: "Ah, sôra, vou ser bandido!"

Claro que eles não tem culpa. Para muitos, a realidade é a seguinte: o pai tá desempregado e fica afogando as mágoas no bar; a mãe, quando o aluno ou aluna tem mãe, às vezes trabalha o dia inteiro e chega só à noite, e no momento em que deveria dar atenção pros filhos,vai cuidar dos afazeres domésticos, ou simplesmente prefere ver a novela das oito e manda calar a boca o menino que quer conversar sobre o que fez na escola.

Nos casos mais graves, o pai tá preso, o tio é traficante, a mãe é uma puta bêbada, e a criança reflete na escola a realidade que vê em casa e nas ruas. Muitos são filhos e filhas de mães prematuras, ou seja, aquelas que engravidaram ainda adolescentes, nos anos 90. Talvez até por conta disso, muitos também são criados por avós. São absolutamente carentes de afeto familiar, portanto. Alguns alunos podem ser vistos vendendo bala ou pedindo esmola em faróis perto dali.

Vivendo realidades tão adversas, fica difícil ter expectativa de futuro, quanto mais expectativa de futuro positiva.

Esses alunos e suas famílias convivem com necessidades imediatas, onde é o presente que importa. Sonhar é artigo de luxo: viver é preciso, sonhar não é preciso.

E a escola e o professores nisso tudo? Trata-se de um desafio enorme, e a escola passa nesse momento por uma séria crise de identidade. Mas esse é um assunto pra outro post.

Sou pessimista? Não sei! Sei que continuo sonhando e é isso que me faz seguir em frente. Sou como a flor do Drummond, tentando furar o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.

Fica pelo menos a beleza poética da canção de Arnaldo Antunes, até pra mostrar que eu não sou a única que ainda sonha.

2 comentários:

Hérika disse...

Fique tranquila, não é só vc que sonha não viu?

Dan... disse...

Claro que sonhar é preciso... é o que nos motiva ir além!!! Nunca se esqueça disso.

Só o que não pode ser feito, é esquecer da realidade para se viver exclusivamente de sonhos...

Sonhos existem para ser transformados em realidade, o contrário, acontece, mas, em raríssimas situações.

Quer que seus sonhos se transformem em realidade... se rasgue toda e lute por eles. Se alguns não se tornarem realidade, pelo menos, você teve a atitude de tentar.

Ter atitude sempre faz a diferença!!!