sexta-feira, 13 de julho de 2007

Liberdade, Liberdade...


" A gente tem que aprender a ler que é pra não acreditar mais em tudo que é mentira que contam pra gente"

Palavras proferidas por um aluno da 4a. série do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos em seu discurso de orador da turma, na colação de grau ocorrida dia 05/07/07.

Detalhe: trata-se não de um aluno qualquer, mas de um senhor de 72 anos, que resolveu aprender a ler e escrever depois de já idoso. Setenta e dois anos de corpo, uns vinte de alma, com certeza.


Não era por nada que a inquisição queimava livros em praça pública, não era à toa que a repressão militar escondia livros e prendia, torturava ou exilava quem tinha domínio do conhecimento.

Ler significa conquistar a Liberdade, com letra maiúscula mesmo, porque estamos falando no sentido mais puro de liberdade que existe. Liberdade de pensar por si próprio, de dar asas à imaginação, a criatividade, Liberdade de comparar, dissociar ou associar, Liberdade de opinar. Tudo isso é perigosíssimo para os nossos governantes. Pode parecer que o poder está com eles, mas eles têm muito mais medo de nós, que somos o povo. Medo de que o povo se instrua e passe a ter domínio do conhecimento como eles têm.

Por isso massacram a escola, massacram o aluno, massacram o professor, principalmente o professor.


Pude ver o brilho nos olhos do professor daquele aluno de 72 anos que citei acima, no momento em que o mesmo fazia, ou melhor, lia o seu discurso de orador da turma da quarta série: um brilho vitorioso, de quem sabe que faz um trabalho de formiguinha, trabalho difícil que encontra os obstáculos da falta de recursos e condições dignas de trabalho e salário, mas que trazem, uma vez ou outra, resultados como esse, fazer com que o seu aluno passe a caminhar livre das viseiras que as situações por vezes perversas da vida nos colocam.

Esse professor estava sentado ao meu lado na mesa, e um pouco do orgulho que ele sentia passou para mim também. E aí pude perceber: é em momentos como esse que a gente entende porque se escolheu ser professor ou professora na vida.

Nenhum comentário: