quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Vencer não é nada, se não se teve muito trabalho; fracassar não é nada se se fez o melhor possível.


Ow pasmaceira gostosa! Férias! Um pouco de preguiça, é verdade. Até de escrever no blog, fazer o quê... Com relação ao lance da batida do meu carro, resolvi de maneira até inteligente: acionei o seguro, não precisei desembolsar nada. Não acredito que fiquei tão desesperada por algo que era tão fácil de resolver. Às vezes a gente faz mesmo uma tempestade por nada.

Conversei com a Bete, minha melhor amiga de muitos anos esses dias, e ela me falou algo que tá martelando na minha cabeça até agora: a vida é feita de sacrifícios. Parece uma constatação óbvia, mas a verdade é que faz tempo que eu não sei o que é me sacrificar por alguma coisa. Me lembro de anos passados, que parecem agora tão distantes quanto impossíveis. Me vejo acordando as quatro e meia da manhã para ir trabalhar atrás do balcão de uma padaria, inclusive aos domingos e feriados fazendo essa mesma rotina, e hoje não acredito que um dia tive peito pra fazer isso na vida. Detestava o trabalho na padaria, mas precisava me sacrificar para juntar o dinheiro que precisava para quem sabe fazer uma faculdade. Acreditava que o que estava fazendo me traria benefícios futuros. E trouxe.

Consegui entrar na USP , também acordava quatro e meia da manhã para poder estar na faculdade de manhã e com o dinheiro que obtive do trabalho na podoca consegui me sustentar por um ano e meio sem trabalhar. Eu tava finalmente fazendo algo que tinha lutado pra conseguir e acreditava no que estava fazendo, mais motivada era impossível estar. Cansei de dormir, depois do almoço, em cima dos livros na biblioteca da Letras, e entre uma soneca e outra, fazia os meus resumos, lia os textos que os professores pediam e escrevia os rascunhos das minhas mini-monografias. Não tinha amigos ainda por lá e sofria horrores com a solidão. Mas acreditava no que estava fazendo.

Sacrifícios só valem a pena quando se acredita piamente no que se está buscando e se sabe por quê está buscando.

Neste exato momento, há uma pessoa que está se sacrificando por mim e eu me pergunto a toda hora até que ponto eu seria capaz de fazer o mesmo por ela. Parece que se sacrificar por uma pessoa é mais difícil do que se sacrificar por um ideal. Pessoas são seres movediços, por isso quem se sacrifica deve estar preparado para ser recompensado, mas principalmente deve estar preparado para não receber muita coisa em troca. É complicado, mas mesmo nesse caso é preciso acreditar no que se está fazendo e no por quê se está fazendo. Todo sacrifício precisa ter um sentido. Outra constatação óbvia, mas vale refletir a respeito.

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra Sacrifício significa: Ato ou efeito de sacrificar-(se) (Lógico!); privação de coisa apreciada; renúncia em favor de outrem.

Estou preparada para sacrificar o meu sonho de fazer a bendita faculdade de Psicologia para ir em busca de um outro sonho que pra mim se tornou maior, sair de casa. Estou me preparando para encarar mais um ano de sala de aula (e outros mais), enfrentando situações-limite complicadas, quem sabe em mais de uma escola, para conseguir ter o poder financeiro suficiente para atingir o meu propósito. E esse meu propósito agora envolve uma segunda pessoa. Quem disse que eu não vou ter que fazer sacrificios por outrem? É provável que alguns sacrifícios pessoais terão de ser feitos para que eu consiga fazer as coisas do jeito que quero fazer e com quem quero fazer, mas isso não é assunto pra agora.


E, além do mais, vamos deixar os sacrifícios pra depois do Carnaval né. Ainda tenho uma semana pra curtir em Fortaleza antes de voltar à lida. Aí depois a gente pode começar a pensar no lado chato da história. Beijos a todos e todas.

Ps. Frase do título de autoria de Nádia Boulanger, pianista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sacríficios são feitos com propósitos, e eu ACREDITO no propósito de tudo isso!!!
Não busco recompensas nem algo que me seja dado em troca, PORQUE sinto que já tenho tudo que preciso para viver, o que inclusive já estou vivendo ao teu lado.
O sentimento me move, as palavras me movem, o coração me move... Sonhos e ideais nos movem, nos fazem acreditar que tudo pode seguir em frente com motivação e alegria, mesmo que se tenha duros e árduos obstáculos pela frente... mas basta colocar a cabeça para funcionar, acreditar que vai dar certo e depois usufruir de tudo aquilo que se conquistou!!!
Farei e faria tudo de novo por ti, pode crer!!!
Beijos mil, SLF.
PS: O detalhe da frase ser de uma pianista foi o máximo!!! Valeu!!!