terça-feira, 29 de janeiro de 2008


Cidade tudo de bom!! Viagem curta, mas densa. A começar pela primeira vez dentro de um avião. O coração aos pulos, o frio na barriga, mas tudo valeu pela rapidez e pela vista. Ver o mundo com outros olhos. Difícil descrever a sensação de ver o mundo de cima das nuvens. Lá embaixo, elas formavam um imenso tapete, encobrindo tudo, quem sabe despencando chuva; em cima, o azul límpido do céu e o brilho do sol refletindo na janelinha do avião. Parece metáfora, mas nesse caso acho que linguagem denotativa e linguagem poética se confundem num imenso paradoxo.

A terra do sol, o Ceará... Apesar de ter chovido quase todos os dias durante o tempo em que estive lá, chuva de verão, claro, não como aqui em São Paulo , em que São Pedro abre a torneira e esquece de fechar, além da geladeira que dessa vez ele também fez questão de deixar aberta, pra completar. Ninguém merece esse clima daqui. O povo aqui em casa ficou brincando que fui eu que levei chuva pro Ceará, já que quando eu invento de ir pra algum lugar que tenha praia o tempo sempre dá um jeito de fechar.

Mas como eu disse, o que caiu lá foi chuva de verão, aquela gostosa, que refresca... mas que depois cessa pra dar lugar a um sol maravilhoso. Fortaleza não tem só praia, eu diria até que a "fortaleza" da cidade nem está nas praias, embora a praia do Futuro e de Iracema sejam tudo de bom, mas na alegria e na hospitalidade das pessoas, na beleza dos pontos turísticos, etc. Da próxima vez (sim, porque em breve haverá uma próxima vez, com mais tempo) quero conhecer pelo menos a famosa Canoa Quebrada.

Mas se você viajar a Fortaleza, não deixe de tomar o café da manhã reforçadíssimo nas Tapioqueiras (recomendo a de carne-de-sol com requeijão);de tirar fotos panorâmicas da praia de Iracema na Ponte dos Ingleses (também conhecida como Ponte Metálica), de visitar o Centro Cultural Dragão do Mar (tuuudo) e de tomar o chope de vinho de algum do bares que ficam ali encostado mesmo. Não deixe de visitar a casa onde nasceu o autor da lenda de formação do Ceará, José de Alencar, e visitar a Pinacoteca com as pinturas que retratam cada obra do consagrado autor, principalmente Iracema, claro.

No Dragão do Mar, tire uma foto ao lado da estátua do nosso poeta maior de cordel, Patativa do Assaré. Pra quem curte frutos-do-mar, na ponta da praia de Beira Mar você compra camarão a 10 reais o kilo e manda fritar na hora numa barraca perto dali. Nunca comi tanto camarão na vida, coisa impossível de se ver aqui em São Paulo. Surreal.

Vá à praia do Futuro de manhã e curta as piscinas naturais que a maré baixa forma na areia. Tuuuudo!! Coma o típico baião de dois, fácil de encontrar em qualquer restaurante. Delicioso. Aliás, como se come bem e com abundância no Ceará pagando-se pouco. É um prato cheio, literalmente.

Mas o que fez a minha viagem ser especialíssima mesmo foram as companhias, que não me deixaram pensar no que poderia ter acontecido se eles não estivessem lá. Afinal, não encontrei por lá quem a princípio motivou a minha ida à Fortaleza. Se sofri? Claro que não, a viagem foi perfeita.

Graças aos meus dois anjos da guarda, Daniel e Silvia, voltei de lá com vontade de retornar, e explorar com mais calma as belezas do lugar. A vida é assim, e ponto final.

O que aprendi? Principalmente a valorizar as pessoas que estão ao meu lado, pessoas paupáveis, e que não medem esforços para estar comigo onde eu estiver. Não guardo rancores, as pessoas são como são, com as suas complexidades naturais, tem os seus compromissos inadiáveis, os seus sacrifícios diários que as impedem de fazer as coisas que desejam, existem os imprevistos que mudam planos, enfim, todos estamos sujeitos às intempéries da vida.

Não tenho o direito de condenar ninguém, ainda mais nesse caso, em que é sabido que a minha viagem foi fruto de um impulso maluco da minha parte, e graças a Deus, dentro do período de cinco meses entre a compra das passagens e o momento da viagem houve uma mudança de propósito com as coisas que foram acontecendo e com as pessoas maravilhosas que fui conhecendo no meio da história. Não posso reclamar, portanto, da ausência dessa pessoa porque no fundo no fundo nós duas sabemos que ela não tinha obrigação de estar lá porque fui eu que de início forcei a situação e não ela e, querendo ou não, as coisas foram tomando rumos diversos tanto pra mim quanto pra ela. Como eu disse, a vida é assim.

Não me arrependo de nada, mas não sei se faria de novo,nem por amor, ou melhor, por paixão. Nada que se faça por mera paixão pode ser considerado sadio.

O amor? Esse eu ainda tenho que descobrir o que é, se é que já não estou descobrindo, bem aos poucos. Acho que amor é paz, pelo menos isso eu começo a perceber. Sei que estar ao lado dela foi a melhor de todas as dádivas que eu poderia receber. Fui presenteada com a sua presença do meu lado, segurando a minha mão, me enchendo de paz e tornando o meu dia mais leve, me abraçando e me dizendo que me aceita como eu sou, com as minhas qualidades e defeitos (talvez mais defeitos do que ela mereceria que eu tivesse).

Daniel, obrigada pela sua grande hospitalidade, não só a sua como também a de sua família. Você nos recebeu maravilhosamente bem apesar de não estar com a saúde em dia, e eu não vou esquecer disso jamais. Quando estiver aqui, farei todo o possível pra que o peso de morar nessa cidade maluca que é São Paulo não seja tão grande. Muito obrigada, mesmo.

Como eu disse, foi uma viagem densa, cheia de aprendizados. Sim, foram mais de sete dias que valeram pelas férias inteiras de 40. Daqui pra frente é trabalho porque os planos exigem que se trabalhe muito. Esse ano promete...

2 comentários:

Dan... disse...

Minha anjinha paulista, o que dizer depois disso?!!!
- Simplesmente, valeu a pena!!!

Eu fico muito feliz em poder, do meu jeito, ter proporcionado a vocês momentos inesquecíveis aqui, pois, não se engane, no ano que passou aí, você fez toda a diferença para mim.

Fardo?!!! Não!!! Retribuição e carinho por amigas especiais!!!

Claro que haverá outras versões... ao estilo de Canoa Quebrada, por exemplo!!!

Anônimo disse...

Meu anjo, quando penso por tudo que passamos e vivemos nessa semana intensa, posso dizer que qualquer sonho que eu pudesse ter tido antes, ficou no "chinelo", com certeza!!! Foi muito mais do que maravilhoso viver tudo isso com vc e nosso Dan querido!!!
Repito, estarei sempre ao seu lado, sempre segurando sua mão e lhe dando a paz e tranquilidade que precisa! Te amo muito e sempre. Beijos