sábado, 20 de outubro de 2007

Uma olhada positiva pra dentro


Vida que volta ao normal aos poucos, apesar do gosto amargo que ainda está nela. Medo de sair de casa e de voltar pra casa, quando saio. Mas sei que vai passar.

Tô injuriada porque ultimamente não tenho escrito nada "pra cima" neste post. Sei que é o meu atual estado de espírito que está sendo refletido no que escrevo. Mas também sei que tenho uma mania escrota de só enxergar o lado negativo das coisas e pior, só perceber o que há de pior em mim.

Mas acho que isso não é um fenômeno individual. Culturalmente somos educados pra não falar sobre o que temos e somos de melhor. Desde criança aprendemos que quem fala bem de si mesmo é pretensioso e metido a besta. Pra você tomar ciência das suas qualidades, você precisava ouvir de outra pessoa: pai, mãe, professor, parente. Não que não seja importante, afinal ser chamado de burro ou imprestável destrói a auto-estima de qualquer um, principalmente quando se é criança e portanto, a personalidade ainda não está formada. Mas dar voz à criança e fazê-la enxergar suas qualidades é mais difícil, mas deveria ser o ideal pra formar adultos mais seguros.

Acho que é por isso que sempre procurei conviver com pessoas que veem a si mesmas como sendo as mais inteligentes, as mais bonitas, os mais espertas e interessantes que existem, e que por isso mesmo, acabam obtendo êxito em tudo o que se propõem fazer. Conheço várias pessoas que dizem: "não tenho medo de nada, confio no meu taco, sei da minha capacidade, não sou pior do que ninguém, eu faço, eu aconteço."

Morro de rir da minha irmã quando ela veste uma roupa nova e se planta na frente do espelho, dizendo: "linda, maravilhosa, gostosa", e sapeca um beijo no espelho. Só de uns tempos pra cá, muito recentementente, é que comecei a me olhar no espelho e fazer o mesmo. Já me acho mais bonita e atraente, presto mais atenção nos atrativos físicos que os outros de fora até percebiam, mas que eu nunca havia reparado por não acreditar serem bonitos de fato.

Mas, tentemos fazer o exercício: pense em pelo menos 5 qualidades suas agora. Difícil. Se fosse pra listar os defeitos, aposto que sairia mais fácil, pelo menos comigo assim acontece. Mas vou tentar agora.


5o. HONESTIDADE

"Não sei como é a vida de um patife, nunca o fui; mas a de um homem honesto é abominável" (Joseph de Maistre)

Sempre procurei ser honesta, embora nem sempre a honestidade me tenha sido útil. Nunca ficar com nada do que não me pertencia, cumprir promessas feitas, dizer a verdade do que sinto, nunca deixar uma conta sem pagar. Mas pessoas honestas num mundo torto sofrem à beça.


4o. GENEROSIDADE

"Procurando o bem dos nossos semelhantes encontramos o nosso" (Platão)

Sou generosa sim, e considero isso uma ótima qualidade minha. Às vezes sou generosa até demais. De vez em quando, dizer "não" é a atitude mais sábia.


3o. INTELIGÊNCIA

" O primeiro dever da inteligência é desconfiar dela mesma" (Albert Einstein)

É verdade sim, sou inteligente. Privilegiada, mas consciente de que nem sempre estou inspirada. Todo mundo comete gafes, né.


2o. PACIÊNCIA


"Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância."( Dalai Lama )

"Paciência: forma menor de desespero disfarçado de virtude. "( Ambrose Bierce )


Paciência talvez seja uma das minhas maiores qualidades. Bom, se não fosse paciente, não serviria pra ser professora, acho. Mas venho exercitando e provando muito a minha capacidade de ser paciente, na escola, principalmente. Tem sido cada dia mais difícil. Mas eu persisto.



1o. PERSISTÊNCIA

"Quando nada parece ajudar,eu olho o cortador de pedras martelando sua rocha talvez cem vezes sem que nem uma só rachadura apareça. No entanto, na centésima primeira martelada,a pedra se abre em duas e eu sei que não foi aquela a que conseguiu, mas todas as que vieram antes." (Jacob Riis)

Paciência e persistência andam juntas, de mãos dadas. É impossível ser persistente sem paciência. E eu persisto. Uma vez colocando uma idéia na cabeça, não desisto jamais; posso escorregar, cair, sangrar, mas sempre dou um jeito de me levantar e continuar lutando até conseguir o que quero. Acho só que neste momento da minha vida, o grande problema está sendo definir aonde quero chegar, só isso.

Mas desistir é uma palavra que não existe no meu vocabulário. Nunca desisto, no máximo mudo de idéia.

Eu poderia listar outras qualidades minhas, mas realmente acho muito mais fácil quando outros reparam nelas e me falam, do que eu mesma pensar. Mas é um exercício que todo mundo deveria fazer.

Só espero que esse post não tenha ficado com cara de auto-ajuda. Detestaria ser comparada ao Lair Ribeiro.




Nenhum comentário: