quinta-feira, 8 de maio de 2008

Pausa para reflexão


"(...)A secretária estadual da Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães, prepara-se para anunciar o pagamento de bônus aos servidores das escolas, do faxineiro ao diretor, a partir basicamente do desempenho dos alunos. Vai comprar uma briga e tanto com os sindicatos --é dúvida se, neste momento, terá o apoio dos maiores interessados, os pais e alunos.
Seria injusto culpar os professores por todas as mazelas do ensino. Há muito a ser feito em infra-estrutura, cursos de formação, material didático ou até mesmo cuidados com a saúde mental e física dos estudantes. Mas premiar o mérito tem se mostrado em várias partes do mundo como um dos recursos para avançar a educação pública. Nenhuma organização, seja ela qual for, consegue prosperar se os mais esforçados não forem reconhecidos. Só os medíocres podem ser contra a premiação do talento. " Gilberto Dimenstein - Folha Online (11/02/08)


Sim, senhor Dimenstein, nada contra premiar o talento dos mais esforçados, claro. Nesse sentido, estou fora do grupo daqueles que o senhor consideraria medíocres. Mas punir os professores e funcionários pelo mau desempenho do restante do alunado é o mais justo se sabemos que muito desse mau desempenho vem dos problemas que o senhor mesmo mencionou em sua coluna?

Nenhum comentário: