terça-feira, 17 de março de 2009

O sonho acabou


Após um mês trabalhando na escola nova, devo dizer que realmente o sonho do aluno ideal é uma verdadeira utopia mesmo.

As condições de trabalho não são das melhores: falta material pra se trabalhar, faltam funcionários e, acima de tudo, falta segurança. Nunca tive medo de trabalhar em lugar nenhum, apesar de saber que em praticamente todas as escolas existem os ditos "elementos". Nesta, sinto que a barra pode ficar pesada, como já está ficando. Sexta-feira, sei lá eu como, puseram fogo no cabelo de uma das funcionárias. Não chegou a machucá-la, mas já é um acontecimento sério demais pra ocorrer dentro de uma escola.

Claro que os responsáveis pelo indivíduo foram chamados, apareceu o pai que não se fez de rogado e falou horrores do próprio filho e, assim, descobriu-se que o elemento esteve preso por um mês. Um relatório foi feito e encaminhado para o Conselho Tutelar. O que vai acontecer? Não sei, mas nessas ocasiões sempre sinto cheiro de pizza no ar.

Em uma das salas, só consigo dar aulas se mandar três ou quatro alunos tomar um ar lá fora; caso contrário, quem sai sou eu.

A escola, a meu ver, foi mal construída: num lugar em que o barulho externo é muito grande. Os muros, ou melhor, as grades, são muito fáceis de serem escaladas, e a comunidade tem acesso muito fácil à escola a qualquer hora. Isso seria positivo se a comunidade realmente fosse participativa e se somente a porção, digamos assim, "do bem" é que tivesse acesso fácil ao ambiente escolar. Isso não acontece e, infelizmente, estamos potencialmente expostos a situações de violência.

Claro que já percebemos que esses "elementos" estão nos testando ao máximo para ver o quanto podemos recuar por medo de represálias. Querem nos inibir para poderem dominar. Corajosos como somos, mesmo perigosamente expostos, vamos fazer o máximo para nos impor e mostrar a eles que, dentro da escola, todos tem obrigações a cumprir e que liberdade e libertinagem são coisas totalmente diferentes.

Nenhum comentário: